Social Icons

Pages

terça-feira, 18 de novembro de 2014

"Never Alone" transforma folclore do Alasca em videogame de nova geração

Há cerca de seis anos, a diretoria do Inlet Cook Tribal Council, uma instituição sem fins lucrativos voltada para o bem estar e qualidade de vida dos nativos da região do Alasca, nos EUA, encarregou a CEO Gloria O’Neill de encontrar uma forma de angariar dinheiro e expandir a percepção da cultura desta comunidade - os chamados Iñupiat - pelo público.


Agora, pessoas de todo o mundo terão a chance de aprender mais sobre os povos que vivem no Alasca com “Never Alone” (ou “Kisima Innitchuna”, na língua nativa), jogo criado em conjunto com dezenas de membros dos Iñupiat que utiliza as histórias e cultura desta população, lançado nesta terça-feira (18) para PC, PS4 e Xbox One.

UOL Jogos conversou com alguns dos principais membros responsáveis pela criação e elaboração do jogo, discutindo suas origens e quais são os próximos planos do primeiro estúdio criado por indígenas norte-americanos - que inclui até, se a oportunidade surgir, a criação de um título inspirado por índios brasileiros.

Procurando os valores certos

De acordo com O’Neill, duas razões principais levaram o Inlet Cook Tribal Council a escolher um jogo eletrônico como forma de representar a cultura Iñupiat. A primeira envolve a própria população das tribos, compostas por muitos jovens que jogam games regularmente.


A segunda, e talvez mais importante para o público de fora, envolve a percepção destas comunidades nos games, em geral compostas de estereótipos de esquimós: “Vimos como povos nativos são representados nos videogames e queríamos nos diferenciar e criar algo único por meio de nossos próprios valores e culturas”, declarou O’Neill.

Para trazer um jogo que representasse a vida e folclore dos Iñupiat corretamente, o ICTC procurou por um grupo de desenvolvedores que tivesse “os valores certos” para a tarefa. A empresa escolhida, após anos de estudo e análise, foi a E-Line Media, produtora e publisher de jogos educativos criada por Alan Greshenfeld, ex-executivo da Activision.

Assim foi formado o Upper One Games (uma brincadeira envolvendo a localização geográfica do Alasca), unindo uma pequena equipe de desenvolvimento com cerca de 40 membros da comunidade Iñupiaq, incluindo escritores e contadores de história para uma experiência mais autêntica - o jogo é narrado utilizando a língua dos Iñupiat, por exemplo.

“Desde o início a E-Line e o ICTC foram bem inclusivos no processo de desenvolvimento”, disse a CFO do ICTC, Amy Fredeen. “Sempre que houvessem dúvidas ou incertezas sobre como prosseguir, haveria o comitê de certificação de qualidade para ajudar, e se o comitê não soubesse como prosseguir, entraríamos em contato com os anciãos da tribo para ver qual seria o melhor caminho a ser seguido”.

Utilizando o conhecimento dos colaboradores Iñupiat, foi possível criar um jogo de plataforma detalhando o modo de viver e as histórias do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates